Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Seminário de Lideranças é Realizado Com Sucesso em Balsas.


A 8ª edição do Seminário Regional de Lideranças, realizada nesta quarta-feira (27), na cidade de Balsas, foi marcada por uma grande participação de empresários locais, prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias de 14 municípios da regional. Realizado pelo Governo do Estado, o seminário foi coordenado pelos secretários de Assuntos Políticos, Hildo Rocha; e da Casa Civil, Luís Fernando Silva.

 


Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Balsas, Roberto Portela, “o seminário mostra a preocupação do governo com as diferenças regionais e respectivas necessidades na formação de suas políticas públicas”.


O propósito do evento é construir um diagnóstico participativo, que possibilita à população de cada município informar as prioridades na aplicação dos recursos públicos. As demandas apresentadas devem ser incluídas como propostas do Plano Plurianual (PPA) do governo.



 
Presentes à abertura do evento, o prefeito de Balsas, Francisco Coelho e sua Vice Drª Lilizinha; prefeito de Formosa da Serra Negra, Enésio Milhomen, que representou a Federação dos Municípios; deputado estadual Stênio Rezende, que representou a Assembléia Legislativa; secretário de Assuntos Estratégicos, Israel Ferreira; e secretário-adjunto de Planejamento Orçamento e Gestão, Antônio José Chatack.


 
Luís Fernando Silva destacou que essa é a primeira vez que os gestores municipais e a população estão definindo, eles próprios, os setores em que devem ser aplicados os recursos estaduais. “Este, assim como os outros seminários já realizados, nos dará um retrato fiel dos problemas da região, sob a ótica do cidadão e com as propostas de solução para esses problemas. Essa solução vai acontecer com ações articuladas do município, do Estado e do Governo Federal”, ressaltou.


 

O seminário, segundo o secretário-chefe da Casa Civil, é uma forma do governo se aproximar mais dos gestores municipais e da população do interior. “Estimula a participação da sociedade, mobiliza lideranças, orienta os participantes e proporciona as condições necessárias para ouvi-los, visando o compartilhamento de idéias que proporcionem a melhoraria da qualidade de vida dos maranhenses”, ressaltou.

 


Palestras







Durante o evento foram realizadas palestras e oficinas técnicas. O secretário Luís Fernando Silva falou sobre “Competências Municipais e Propostas de Parcerias entre União, Estado e Municípios”; e o secretário adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antônio José Chatack, apresentou as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015.




Nas oficinas técnicas, os participantes debateram as demandas dos seus respectivos municípios, responderam questionários e enumeraram as solicitações que deverão constar no Plano Plurianual. “Pela grande participação que temos nos seminários podemos perceber que a sociedade está atenta as ações do governo e quer se envolver nos projetos que visam o desenvolvimento do estado”, observou Hildo Rocha.







O prefeito de Balsas, Francisco Coelho, elogiou a iniciativa do governo e destacou a importância do evento. Ele ressaltou que durante o seminário todos têm a oportunidade de debater as necessidades e carências das cidades da região. “Temos aqui a presença de várias pessoas que não são ligadas à política, mas que também estão preocupadas em promover o desenvolvimento de suas cidades. Esse projeto mostra o carinho do governo com o povo maranhense e a inteligência de procurar buscar as soluções do problema aonde o problema realmente acontece”, destacou o prefeito.



O deputado Stênio Rezende afirmou que a Assembléia é uma instituição parceria do governo e que essa harmonia é fundamental para o desenvolvimento do estado. “O Seminário de Lideranças aqui no Sul do Maranhão mostra o carinho e a determinação da governadora Roseana Sarney no sentido de ajudar a resolver os problemas de todas as regiões do Maranhão”, observou o deputado.







Avaliação



Na sexta-feira (29), o seminário será realizado em Imperatriz e, em seguida, Itapecuru-Mirim. No final de agosto, segundo informou Hildo Rocha será encerrado o ciclo de seminário com um encontro em São Luís, que terá a presença da governadora Roseana Sarney, prefeitos, vereadores, secretários de Estado, sindicalistas, trabalhadores e lideranças de todo o estado. Na oportunidade, será feita a avaliação final e a apresentação do relatório contendo as informações e demandas dos maranhenses colhidas nos 11 seminários.


 


Os eventos são coordenados pela Secretaria de Estado de Assuntos Políticos (Seap) e realizado em parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Assembléia Legislativa (AL), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Casa Civil.


 



Em Balsas participaram os municípios de Alto Parnaíba, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas,Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

 


Rotarianos ressaltam importância do Seminário para Balsas


 

A mobilização dos movimentos organizados, em torno dos Seminários Regionais de Lideranças, foi sentida fortemente no município de Balsas. Um dia antes do evento, que aconteceu no auditório do Hotel Água do Vale, o chefe da Casa Civil do Governo, Luís Fernando Silva, e o secretário de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, participaram de um jantar oferecido pelo Rotary Club de Balsas, que acabou se transformando numa prévia do seminário que ocorreu no dia seguinte.

 


Além de servir para apresentar o formato e objetivos do seminário aos rotarianos, o jantar evidenciou a credibilidade que a iniciativa tem conseguido além do âmbito da classe política. “Nós temos ouvido boas notícias a respeito dos demais seminários que já aconteceram no Maranhão e estávamos ansiosos para que ele fosse realizado na nossa cidade”, declarou a presidente em exercício do Rotary de Balsas, Kiara Martins.

 


Luís Fernando Silva demonstrou seu contentamento com a receptividade dos rotarianos e explicou que o que a governadora Roseana Sarney, de fato, pretende envolver não só as lideranças políticas, mas, também, as empresariais e toda a sociedade maranhense para a elaboração de um Plano Plurianual que atenda aos anseios de todos os cidadãos.



 

“A visão do empresário não pode ficar distante do planejamento do governo e não pode ser visto somente como um mero contribuinte. Tem que ser partícipe direto de um planejamento sólido de governo”, ressaltou o secretário para uma platéia formado por diversos empresários de vários setores da produção do município de Balsas.


 


Presente ao evento, na condição de ex-rotariano, o ex-deputado Chico Martins destacou a iniciativa da governadora ao determinar a realização dos seminários e deixá-los aos cuidados dos secretários Luís Fernando e Hildo Rocha. “São dois ex-prefeitos que conhecem profundamente as necessidades municipais”, declarou.


 

Na próxima sexta-feira (29), o Seminário Regional de Lideranças será realizado em Imperatriz.

 
 
 
Fonte: Agencia de noticias do governo do maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário