Páginas

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Câmara inicia sessão para escolher presidente da Casa; quatro candidatos disputam cargo

Após a cerimônia de posse dos 513 deputados na Câmara dos Deputados, que ocorreu na manhã desta terça-feira (1º), em Brasília, os parlamentares se reúnem no final da tarde de hoje no plenário da Casa para eleger o presidente e a Mesa Diretora. A votação é secreta e será realizada pelo painel eletrônico. Primeiro serão apurados os votos dados aos candidatos a presidente; eleito o novo presidente, serão abertos os votos dados aos outros candidatos a cargos da Mesa.




São quatro candidatos à presidência: Marco Maia (PT-RS) –atual presidente da Casa–, Sandro Mabel (PR-GO), Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Os dois últimos entraram na disputa apenas nesta terça-feira, dividindo a cena com Maia, que é o candidato governista com apoio de 21 dos 22 partidos –incluindo os oposicionistas PSDB e DEM– e Sandro Mabel, que está ameaçado de ser expulso de seu partido após apresentar candidatura independente.



Bolsonaro também se lançou em candidatura independente ao desrespeitar a decisão do PP, que havia declarado apoio a Maia.



Diferentemente de Mabel e Bolsonaro, Alencar tem o apoio do PSOL –a única legenda que não quis dar suporte à candidatura de Maia. Alencar, entretanto, conta com baixa representatividade, já que sua legenda tem apenas três deputados eleitos na Casa.



Apesar do favoritismo de Maia, se não houver maioria absoluta, a disputa pode ir para o segundo turno. Para ser eleito, o petista precisa de 257 votos –que é exatamente o mesmo número de parlamentares do bloco governista (PT, PMDB, PP, PDT, PSC e PMN).



No começo dos trabalhos, cada um dos quatro candidatos à presidência da Câmara terá 15 minutos para discursar, onde devem defender suas propostas e pedir votos para sua eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário