Vinte e cinco anos após assumir a presidência da República com a morte de Tancredo Neves, José Sarney voltará a responder pelo cargo. Ele deve assumir interinamente a presidência da República no próximo domingo, quando o presidente Lula embarcará para os Estados Unidos. Pela legislação brasileira, a cada viagem internacional do titular, o seguinte na linha sucessória assume o posto. O vice José Alencar não pretende assumir para não se tornar inelegível nas eleições de outubro; o mesmo acontece com Michel Temer, presidente da Câmara, que quer ser o vice de Dilma Roussef. O seguinte é José Sarney, como presidente do Senado.
O presidente Lula embarcará para Washington no domingo e lá vai permanecer por três dias – de 11 a 13 deste mês – para participar da reunião da Cúpula de Segurança Nuclear. Deste debate, sairá a posição do Brasil em relação a ratificação ou não do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. O Brasil indica que fará exigências antes de tomar sua decisão.
Nesta viagem, o presidente Lula também terá encontros com presidentes de outros países e deve ter mais uma reunião com Barack Obama, agenda que ainda não está confirmada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário