Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Moradores da Cachoeira do macapá,tentam impedir construção de barragem

A Associação em Defesa da Cachoeira do Macapá e Seus Afluentes e os Moradores daquela região continuam em prontidão para o impedimento da construção da barragem que o Consórcio PEC Energia pretende implantar, utilizando os recursos naturais do Balneário mais visitado de Balsas, no sul do Maranhão.



A Cachoeira do Macapá, Rio Macapá, está a 45 kms de Balsas-MA, com 65 metros de altura, preservado pelas 70 famílias e mais de 200 habitantes, é uma região de subsistência e sua beleza natural é admirada por milhares de banhistas, naturalistas e ciclistas, que se acampam nos finais de semana e nos feriados nacionais prolongados para aproveitar para relaxar, além de sua forma geográfica que atrai praticantes de trilhas.



Manifestantes tentam desde segunda-feira salvaguardar a entrada com a intenção de impedir a travessia dos que se dizem pesquisadores, que para eles são técnicos e topógrafos, colocando tratores sobre a passagem, uma ponte de madeira, já desmancharam a mesma e reconstruíram. Muitos homens, mulheres e a imprensa se mobilizam a exemplo do que aconteceu em Tasso Fragoso, quando milhares de pessoas, de várias cidades vizinhas se reuniram, juntamente com o deputado Domingos Dutra, em uma passeata que naquela cidade que ocasionou na paralisação do projeto, pelo menos por enquanto.



A Associação em Defesa da Cachoeira do Macapá e Seus Afluentes e os Moradores, através de seus coordenadores, procuraram, nesta quarta-feira, 04/05, a CPT de Balsas, para buscar maiores orientações e recursos para aumentar o efeito de suas defesas, fora da cidade, já que os mesmos não acreditam na Justiça local e tão pouco nos advogados locais, que “defendem os direitos das oligarquias e dos endinheirados”.



A “Barragem da Cachoeira do Macapá” geraria apenas 01 kwatt e daria suporte ao chamado Linhão, que cruza os sertões do município, mas que também geraria receita para UM dos proprietários de uma fazenda na localidade e que receberia uma porcentagem pelo fornecimento da energia.



A reportagem da Folha do Cerrado obteve informações de que o Sr. João Batista, conhecido como ambientalista e empresário, que dirigiu a remontagem e funcionamento da Usina de Reciclagem de Balsas, hoje parada, quem estaria designado a construir e dirigir a tal barragem.



A região sul do Maranhão está na mira de receber 04 usinas hidrelétricas, contando com esta na Cachoeira do Macapá: Rio Parnaíba (01), Rio Balsas (02) e Rio Macapá (01).



Nesta quinta-feira a população da Cachoeira do Macapá aguarda mais uma manifestação, com a presença dos técnicos, que tentarão mais uma vez ir à localidade para continuar seus trabalhos de pesquisa topográfica. A imprensa, a Polícia Militar e muitos manifestantes estão presentes às margens do rio para aguardar a decisão da Justiça, já que na última vez, 2ª feira, um Agente de Justiça foi no local para entregar ofício pedindo a liberação da passagem, o que foi negado pelo movimento dos moradores, que colocaram máquinas pesadas sobre a ponte.







Redação da Folha do Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário