Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

BALSAS COMPLETA 93 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA: Parabéns Balsas Querida

Balsas, comemora 93 anos de emancipação politica, neste 22 de março. Fundada em 1918 por um dos seus filho inlustre, Antonio Jacobina. veja o resumo da historia de Balsas.

A Historia.

O município de Balsas faz parte da região sul do Estado do Maranhão.



A região foi formada por vaqueiros Nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.



Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.

As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego. Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados.

Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões. Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comercio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene. O local servia de referência para todos os viajantes que ali passavam em embarcações construídas de buritis, denominadas “balsas”.

Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação.

Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS”.

 
AGRICULTURA





Tendo seu grande impulso na introdução do cultivo de grãos alimentares, como arroz, a soja e o milho, a agricultura de Balsas evolui e se diversifica com a introdução da fruticultura, algodão, piscicultura e confinamento de gado, alimentado com silagem de milho e sorgo.

A produtividade e a facilidade de comercialização dada pela logística, fazem a região ser considerada como a melhor alternativa de investimentos no setor agrícola do Brasil e um dos melhores do mundo. A safra 2011 é epera ser a maior de todos os tempos.
Junto com o crescimento na área agrícola vêm a reboque o comércio, a construção civil e o setor de serviços. O cultivo de Soja è a grande locomotiva que puxa a economia de Balsas a velocidade de 8.5% ao ano de taxa de crescimento.

FESTIVIDADES ALUSIVAS

 As festividades ao aniversário da cidade já se iniciaram desde o último final de semana. Com varias modalidades esportivas, como os jogos Viva Balsas para estudantes das escolas da rede pública de ensino e a Taça Cidade de Futebol para os demais esportitas da cidade.

Segunda Feira:
Show com artitas local: Mulequinho e Banda, Banda Vira e Mexe e o Grupo de Pagode Intimação.

Terça Feira: Show Gospel com o Cantor Daniel Dial ( ex- vocalista da Banda Calçinha Preta)




Nenhum comentário:

Postar um comentário