Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CONFUSÃO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL EM BALSAS

Comissão provisória da União dos Estudantes Universitários de Balsas – UNEUB, começou de maneira irregular a emitir carteira estudantil para os estudantes universitários em Balsas.

ENTENDA O CASO

A Umes de Balsas desde o ano passado já vem discutindo sobre a representação também dos estudantes universitários. Inclusive fez duas audiências publica na câmara municipal com vários estudantes para discutir o assunto, daí alguns universitários não concordaram com a proposta da Umes os representar. Então pediram um prazo até o mês de dezembro para organizar a UNEUB que diga se passagem entidade essa que foi sugerida por Arnaldo Gomes, ex – presidente da Umes e atual Secretario Adjunto da Juventude de balsas. Na época os próprios universitários citado a cima não concordaram com a criação da entidade. Certo que até o final de dezembro a UNEUB não saiu do papel e os universitários ficaram sem uma agremiação. Quando foi no mês de março de 2010 a UMES publicou o seu edital de convocação no prazo hábil para assembléia geral da mesma, daí foi alterado vários artigos no estatuto inclusive no artigo que suprimia a palavra secundaristas, para atender também os estudantes universitários sendo a propostas aprovado por todos os 250 delegados com direito a voto da assembléia.

Então um pequeno grupo de universitários, ou melhor, os mesmos citados anteriormente se reuniram e montaram uma comissão provisória da UEUB que tinha como objetivo organizar uma assembléia geral para que se fosse votado o estado e serem discutidos outros assuntos relacionados. Para a surpresa de todos a comissão provisória já estava em todas universidades tirando carteira de estudante de forma irregular. Porque segundo a medida provisória com força de lei, nº 2.208/2001 que deixa bem claro em seu artigo primeiro que qualquer entidade com personalidade jurídica pode emitir carteira. Mais a UNEUB nem realizou assembléia geral com estudantes e muito menos tirou CNPJ para ter personalidade jurídica.





Tudo isso porque a União Municipal dos Estudantes – UMES, legitimada e com personalidade jurídica já está realizando reuniões nas universidades no sentido de criar diretório acadêmicos - DA de cada curso , criação de Diretório Central de Estudante - DCE e como também tiragem de carteira de estudantes. A diretoria da Umes se reuniu ontem em sua sede para discutir o assunto onde a orientação dos advogados da mesma é que se entre com representação junto ao ministério publico para que o mesmo tome as devidas providencias e que também encaminhe uma notificação por escrito a diretoria provisória da UNEUB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário