Páginas

domingo, 9 de maio de 2010

ASSIS FILHO E RAIMUNDO PENHA: GRANDES LÍDERES

Por Samuel Bastos


http://www.samuelcn.blogspot.com/

O movimento de juventude no Maranhão se propaga em uma dimensão avassaladora e dessa onda surgiu e continua surgindo as novas lideranças de juventude do Estado. Toda essa nova conjuntura permite a participação dos jovens em situações voltadas a sua realidade e a discutir temas de interesse do coletivo, como a política, é claro.





Nos últimos quatro anos, vários jovens tem se destacado nessa luta. Desses cabe se destacar dois que tem tido grande visibilidade e tem estado na principal mesa em que o assunto discutido é Políticas Públicas de, com e para a Juventude. Trata-se dos jovens Francisco de Assis da Costa Filho, o popular Assis Filho (foto) e Raimundo Ivanir Abreu Penha, conhecido no meio na galera como Raimundo Penha.



E o que se pode destacar dos dois? Ah! muita coisa... Dois jovens do interior que conseguiram projeção estadual pelo debate sobre temas de grande relevância da juventude e pela forma de se posicionar como grandes lideranças. Assis Filho é filho de Pio XII, onde nasceu, cresceu e concluiu seus estudos primários e secundários. Militante de movimentos sociais (foto), como muitos dos grandes líderes que o país tem hoje, surgiu como liderança dentro dos grêmios estudantis.



Foi Presidente da UMES de sua terra natal por dois mandatos, período em que os estudantes tiveram acesso a projetos e benefícios de grande envergadura. Teve todo esse trabalho reconhecido ao ser eleito Vereador em 2008 com apenas 22 anos de idade (foto).



Acadêmico de Direito, Assis é ainda Conselheiro Estadual de Juventude do Maranhão, tendo sido Vice-Presidente na gestão anterior e membro do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão. Assis hoje goza do mais alto prestígio do Secretário de Esporte e Juventude Sousa Neto (foto) e lidera o grupo de aliados do Governo Roseana nos embates de juventude.


 

Raimundo Penha hoje com 26 anos é filho de Matinha, terra onde seus pais residem até hoje (foto). Teve que cedo deixar o município que o viu nascer em busca de oportunidades na capital São Luís.








Iniciou sua militância política também nos grêmios e teve seu trabalho reconhecido ao ser eleito por duas vezes Presidente da UMES da capital do Estado, época na qual a União Municipal dos Estudantes viveu seu período de apogeu (foto), tudo isso alicerçada com base no respeito e na arte de convergir.





Depois de uma disputa interna acirrada, Penha presidiu por dois anos a primeira gestão do Conselho Estadual de Juventude-CEJOVEM, marcada por um debate aceso e sério em torno das políticas de juventude. Ainda no mandato de Conselheiro Estadual de Juventude, Penha atualmente exerce as atribuições de funcionário público municipal e Secretário da JSPDT.





Aliado de primeira hora do ex Secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha, Penha lidera a fatia juvenil da oposição ao governo, tanto nas hostes do CEJOVEM quanto nas reuniões do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão e trava acesos debates com os membros do governo. Pronto para concluir o curso de Direito no CEUMA, Raimundo Penha vê nos estudos uma das grandes armas para conseguir os objetivos planejados para sua vida.





Enfim, a história dessas grandes lideranças se encontram e os dois hoje se fazem indispensáveis no jogo da articulação política de juventude. Assis Filho é mobilizador, minucioso e estrategista de primeira hora, já Raimundo Penha além de exercer com maestria o dom da liderança, sabe como ninguém realizar o trabalho dos bastidores e descobrir lideranças, essa última característica então é visivelmente percebida e comprovada. Devemos muito a esses dois "caras", pelo muito que fizeram, pelo muito que fazem e pelo muito que ainda podem fazer pela juventude do nosso Estado. Reverência aos dois!!!


Este blog parabeniza Samuel Bastos por esta materia, pois fala realmente de duas grandes lideranças de juventude do maranhão. E gostaria de congratular dizendo que o Maranhão está de prabéns por ter estes brilhantes lideres e  que concerteza iremos ainda ouvir muito falar desses dois jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário