Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PT e PMDB podem reeditar aliança de 2010 em São Luís, Pinheiro, Caxias, Ribamar e Balsas


Em matéria assinada pelo jornalista Marco Aurélio D´Eça, o jornal O Estado do Maranhão, edição deste domingo, 12, faz uma “raio X” sobre os municípios onde o PT e o PMDB podem reeditar a aliança entre os dois partidos, tal como ocorreu nas eleições de 2010.
A aliança PT/PMDB, nas eleições de outubro deste ano, conta com o apoio tanto da direção nacional, quanto da direção estadual do PT, da mesma forma como acontece no PMDB.
Na matéria do O Estado do Maranhão, o vice-governador pondera, entretanto, que cada caso é um caso, ou seja, que há cidades onde ois partidos estarão juntos, mas em outras estarão em palanques opostos.
“Coloquei ele [Hildo Rocha, secretário de Articulação Política] que seria importante repetir a aliança. Nós estamos conversando. Cada município é um caso. Vai haver município onde vamos sair juntos e em outros separados. Estamos visando principalmente 2014”, disse o vice-governador ao jornalista Marco D’Eça.
Já Hildo Rocha, entende que a aliança nas eleições municipais de 2012 será importante para o fortalecimento do projeto dos dois partidos nas eleições de 2014, que elegerá o sucessor da governadora Roseana Sarney. À reportagem de O Estado do MA, Rocha disse que “até junho, este projeto estará confirmado em vários municípios”.
Abaixo, o blog reproduz parte da matéria do jornal O Estado do Maranhão. Veja:
Municípios – Nos grandes municípios, além de São Luís, onde a coligação PT/PMDB só depende da confirmação do nome de Washington Oliveira, os dois partidos devem se coligar também em Pinheiro, com o PT indicando o vice do ex-prefeito Filuca Mendes (PMDB).
As lideranças dos dois partidos ainda trabalham também pela efetivação da coligação em Caixas, São José de Ribamar, Açailândia, Balsas, Santa Inês e Bacabal. Em alguns municípios, como Imperatriz, a aliança é mais complicada. Na Princesa do Tocantins, o candidato do PMDB deve ser Ildon Marques (PMDB), mas o PT deve coligar-se com outro partido ou lançar candidato próprio.
Para Hildo Rocha e Washington Oliveira, ainda há espaço para articulações em São José de Ribamar, por exemplo. Lá, o PT tinha como candidato Arnaldo Colaço, que trocou a legenda pelo PSB. Melhor para o prefeito Gil Cutrim (PMDB), que agora tem espaço para negociar diretamente a coligação. Em Balsas, o candidato do PMDB é o ex-deputado Chico Martins, que também aposta na aliança com o PT, embora o partido ainda insista na candidatura da suplente de deputada Fransuíla Soares.
Em Caxias, a aposta do PMDB é Paulo Marinho Júnior. O PT tem como opção Pimentel, mas há, ainda que remota, a possibilidade de reedição da aliança.
Os líderes de PT e PMDB vão trabalhar até junho para garantir a formação de alianças. Onde não houver possibilidade, haverá, pelo menos, o pacto de não agressão entre as duas legendas.
PT e PMDB nos municípios
São Luís: Se o vice-governador Washington Oliveira vencer as prévias do PT, o PMDB deverá indicar o seu companheiro de chapa na disputa pela Prefeitura.
Pinheiro: É outro município onde a aliança está praticamente assegurada; o peemedebista Filuca Mendes deve ter o petista César Soares como companheiro de chapa.
Balsas: O ex-deputado Chico Martins é o candidato do PMDB; Fransuíla Soares pode concorrer pelo PT, mas existem negociações para formação da coligação.
Caxias: o PMDB também trabalha pela aliança com o PT, em torno do candidato Paulo Marinho Júnior; por enquanto, o nome petista é o de Pimentel.
Bacabal: O PMDB pode lançar o empresário Alberto Silva ou o seu filho, o deputado federal Alberto Filho. Dividido em três alas, o PT tem dificuldades para formar aliança.
Ribamar: A saída de Arnaldo Colaço do PT ampliou as chances de o prefeito Gil Curim ter o apoio do partido em sua reeleição. O ex-petista vai concorrer pelo PSB.
Imperatriz: é o município onde a aliança PT/PMDB é mais improvável. O ex-prefeito Ildon Marques será o candidato do PMDB; o PT deve lançar candidatura própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário