Páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

É neste domingo

Concuso Público, da Prefeitura Municipal de Balsas.




Já é há uma grande movimentação em Balsas, neste sabado, tudo porque neste domingo 18 de dezembro de 2011, será aplicada prova do concurso público, da Prefeitura Muncipal de Balsas. Milhares de pessoas se inscreveram para o concurso.

Este blog vém desejar a todos os candidatos uma boa sorte.

Mais informações clique aqui www.fsadu.org.br

Joãosinho Trinta morre aos 78 anos

De O Globo:



Rio – O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos, morreu às 9h55m da manhã deste sábado. Ele estava internado em estado grave e respirava com ajuda de aparelhos no Hospital UDI, em São Luís. O hospital informou que as causas da morte foram choque séptico, pneumonia e infecção urinária.



“Sou a última pessoa que esteve com ele. O aparelho dele parou de funcionar. Apertou a minha mão e se foi. Estava no quarto com ele faz cinco minutos”, afirmou Arley Mack, cuidador do carnavalesco. Segundo o assessor de imprensa de Joãosinho, o sepultamento deve ocorrer às 10h da segunda-feira. O corpo será velado em São Luís.



Joãosinho foi internado na unidade no dia 3 de dezembro com pneumonia. Ele apresentava quadro de obstrução intestinal. O carnavalesco sofreu o primeiro AVC em 1996, tendo sido tratado na Rede Sarah em Brasília. O segundo acidente vascular cerebral ocorreu em 2004. Novamente, foi internado no Sarah em março de 2005, com dificuldades de fala e limitações de movimento nos dois lados do corpo. Mais uma vez se recuperou a ponto de participar do último carnaval no Rio de Janeiro.







Em março deste ano, voltou ao Sarah para dar continuidade ao programa de reabilitação e recebeu alta em 9 de junho. Um mês depois, no dia 11 de julho, sofreu convulsões e foi hospitalizado no Rio. O quadro agravou-se e ele passou a respirar com auxílio de máquinas e foi submetido a traqueostomia. Em 31 de julho foi transferido para o Sarah, em Brasília, quando se comunicava por gestos e articulava palavras, mas sem emitir sons. A alimentação era feita por sonda nasoenteral (pelo nariz).



Joãosinho fez grandes transformações no carnaval



“Eu não mexi nas raízes, apenas arrumei vasos mais bonitos para elas.” Assim o carnavalesco respondeu às críticas de que teria descaracterizado os desfiles das escolas de samba. Era o gênio reconhecendo que, se não descaracterizou, foi o responsável por grandes transformações no carnaval. Importância que lhe rendeu, em 1986, o prêmio especial do Estandarte de Ouro, concedido apenas outras duas vezes: em 1973, como homenagem póstuma, ao compositor do Império Serrano Silas de Oliveira; e em 1985, ao carnavalesco da Mocidade Independente Fernando Pinto.



No ano em que foi premiado, embora a Beija-Flor de Joãosinho, com o enredo “O mundo é uma bola”, tenha desfilado debaixo de um temporal que alagou a Sapucaí, conseguiu o vice-campeonato. Muito antes, porém, desde a década de 70, primeiro no Salgueiro e depois na Beija-Flor, ele já vinha sendo protagonista de momentos memoráveis do carnaval, promovendo revoluções que prevalecem até hoje.



Para a fúria dos mais tradicionalistas, pôs componentes em cima de carros alegóricos, aumentou a escala das fantasias e das alegorias para preencher todos os espaços da avenida e, com materiais às vezes simples, levou o luxo extremo às agremiações. Motivos de críticas as quais ele rebateu com uma de suas declarações mais conhecidas e polêmicas:



— O povo gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual.



Era apenas o prenúncio de um dos mais surpreendentes e ousados desfiles da folia carioca, considerado por muitos o mais importante deles: o “Ratos e urubus, larguem minha fantasia”, de 1989, quando a Beija-Flor entrou na avenida com mendigos de verdade, contrastando o luxo com a estética da pobreza nas ruas.



Já na década de 90, nem os problemas de saúde frearam sua criatividade e sua verve. Foi em 1997 o último título do carnavalesco no Rio, quando elevou a Unidos do Viradouro ao rol das campeãs (assim como fez com a Beija-Flor em 1976). O enredo era “Trevas! Luz! A explosão do universo”, que arrebatou a Sapucaí ao carnavalizar a teoria do big-bang de criação do mundo.



Enredos que subvertiam tudo que se imaginava antes sobre carnaval, aliás, foram uma das grandes contribuições de Joãosinho Trinta. Em seus oito campeonatos no grupo principal do carnaval, fantasia e deslumbre se juntaram em temas como “O Rei da França na Ilha da Assombração”, no Salgueiro, em 1974, ou “Vovó e o Rei da Saturnália na Corte Egipciana”, na Beija-Flor, em 1977. Ilusões carnavalescas que podiam, perfeitamente, integrar um dos lemas mais repetidos do maranhense Joãosinho, atualmente morando em Brasília: o de que o Brasil podia fazer uma revolução pela alegria.



(Com informações do G!).

domingo, 11 de dezembro de 2011

Jovens de todo o Brasil lotam auditório na solenidade de abertura da 2ª Conferência Nacional de Juventude

Com muitas frases de mobilização e auditório lotado teve início, na noite desta sexta-feira (9/12), a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que acontece em Brrasília até a próxima segunda-feira (12/12). A solenidade de abertura contou com a presença de vários ministros, parlamentares e representantes de entidades e movimentos sociais, além de participantes de 16 países da América Latina e África. O ministro da Secretaria-Gera da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina; e a coordenadora nacional da Conferência, Ângela Guimarães, foram alguns dos integrantes da mesa que saudaram os jovens, destacando a importância do encontro para fortalecer a Política Nacional de Juventude, assegurando, na prática, os direitos desse segmento. A solenidade contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, na condição de pr esidente da República em exercício.

“Aqui está a geração que quer mudar pra valer. Uma geração que quer viver o  Brasil de todos”. Estas e outras fases fizeram coro ao longo da cerimônia, que também contou com a participação das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos); Iriny Lopes (Politica para Mulheres) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome); do ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e da deputada federal Manuel D´Ávila, entre outros parlamentares.

A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, destacou o papel do Conjuve, mas também dos conselhos estaduais e municipais, para a realização do evento. Segundo Severine, apesar do tema só ter entrado recentemente na pauta da agenda nacional, isso nunca impediu a juventude brasileira de ser protagonista dos principais acontecimentos que marcaram a história do país. Ela ressaltou que o Brasil vive um momento especial, com conquistas econômicas e sociais, exigindo, portanto, uma nova  abordagem da agenda juvenil, com a afirmação de novos direitos e oportunidades para os jovens.

Já o presidente do Conjuve, Gabriel Medina, destacou que “esse é um momento que demanda necessidades específicas e que requer atenção  do Estado. Se na primeira Conferência o tema era “Levante sua Bandeira”, o objetivo agora é  “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”, mostrando que a pauta da juventude é símbolo de desenvolvimento nacional". A coordenadora do encontro e secretária-adjunta da Secrearia  Nacional de Juventude, Angela Guimarães afirmou que a realização da Conferência já demonstra que os jovens querem e podem reforçar as mudanças que estão ocorrendo no país, "ajudando a construir o Brasil que todos queremos".

De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, a presença de tantos ministros no evento mostra, por si só, a dimensão que o governo federal tem dado à agenda juvenil. Ele destacou que uma das principais metas do governo da presidenta Dilma Rousseff é erradicar a miséria no país, lembrando que essa população extremamente pobre é composta pricipalmente de crianças e jovens. E terminou afirmando que a juventude tem um papel fundamental na conquista desse objetivo.

Balsas  e Região  Present

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Motinha nega pagamento a deputados por aprovação de projetos…

O presidente do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Maranhão, João Alberto Mota Filho, negou qualquer negociação financeira com deputados estaduais para aprovação de projetos de interesse de construtoras na Assembléia Legislativa.
- Nem o Sinduscon nem qualquer empresa a ele filiado participaram desta história, tenho certeza – afirmou Mota Filho, conhecido por Motinha, em entrevista à rádio Mirante AM, reproduzia hoje pelo jornal Atos e Fatos.

De acordo com as denúncias surgidas no início da semana, o próprio Motinha havia falado a um deputado da liberação de R$ 1,5 milhão pela aprovação do projeto Antibabaçu. O dinheiro seria rateado entre 30 parlamentares.

O problema da denúncia é que o deputado nunca se apresentou oficialmente para confirmar a conversa com o empresário. E agora, o próprio empresário nega qualquer contato com parlamentar.
- A Assembléia é um órgão sério e não acredito que tenha deputado recebendo propina de empresário - declarou João Alberto Mota Filho, em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes.
A questão agora é com a Assembléia.

Se não há provas, não há corruptores e o suposto deputado que ouviu a conversa não fala oficialmente, que investigação pode ser feita?
O suposto escândalo da propina parece ter sido criado com um objetivo específico: tirar o foco da CPI dos R$ 73,5 milhões.

E fica mais evidente quando os aliados do prefeito Jão Castelo – Gardeninha Castelo (PSDB), Marcelo Tavares (PSB) e Bira do Pindaré (PT) – são os que mais insistem no assunto…

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeitura e Empresários batem o martelo, terreno pra UFMA já está certo


Em reunião realizada na ultima segunda, com várias entidades da sociedade civil, o prefeito de Balsas Chico Coelho (PMDB), os empresários  Marcos Mota Melo, Rogério e Eduardo do Grupo ZANELLA e vereadores, bateram o martelo com relação ao terreno que será destinado para as instalações da Universidade Federal do Maranhão ( UFMA). Primeiro as entidades da sociedade civil se reuniram na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, no intuito de saber da administração municipal como estavam as articulações  do terreno que seria destinado a UFMA, porque até então não havia nada de concreto e os prazos estavam se findando, umas vez que outros municípios da região de Balsas já haviam manifestado interesse inclusive já tinham até a área pra de terra pra a doação.

  O prefeito Chico Coelho estava em uma outra reunião com os empresários tratando inclusive sobre o mesmo assunto, daí então entrou – se em contato com o mesmo, para saber exatamente o que já tinha sido resolvido, daí o prefeito pediu que todos os representantes da entidades fossem para a reunião onde ele estava para que  pudessem ouvir dos próprios empresários os compromissos firmados entre as partes. Daí todos foram a reunião  e onde de forma clara os empresários explanaram a satisfação de fazer essa doação da área de terra que totaliza 120 hectares. Quero aqui de publico parabenizar a prefeitura de Balsas e empresários acima mencionados, por este gesto com a população balsense, pois é empresas como estas que nós precisamos, quem visam acima de tudo a educação.  Participaram da reunião vários lideres dos diversos movimentos sociais de Balsas como: Arnaldo Gomes – Movimento juvenil, Jailson Monteiro e Paulo Ernandes  – União Municipal dos Estudantes ( Movimento Estudantil), Prof. Marcio Rêgo e Jose Luis – Sindicato dos professores, Padre Nadir – representando a diocese de Balsas, Rodrigo Costa – Pastoral da juventude, Manoel Santos – CDL, Abrão de Lira – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antonio Criolo – Comissão pastoral da terra, além  dos vereadores Messias Miranda(PMDB) e Deusval Trajano (PSB) e dentre outras lideranças .

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

60% dos visitantes deste blog acham ruim a administração do prefeito de Balsas Chico Coelho



Este blog fez uma enquete durante, mas de um mês com a seguinte pergunta. Como você avalia a administração do prefeito de Balsas Chico Coelho? 

E 60% dos internautas, acham a administração ruim, o prefeito ainda tem que fazer muito pela cidade pra reverter este quadro. Veja abaixo o resultado final da enquete.

Obrigado por sua visita e continue participante de nossas enquetes.



Ótimo
  2 (4%)
 
Bom
  4 (9%)
 
Regular
  11 (25%)
 
Ruim
  26 (60%)