Brasília – Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira mostra a candidata petista Dilma Rousseff na liderança da disputa presidencial, com 41,6% das intenções de voto. O tucano José Serra vem em seguida, com 31,6%. Em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8,5%. Os outros candidatos somados chegam a 4,4%. Indecisos são 10,9%, e brancos e nulos alcançam 3,4%. Na simulação de segundo turno, Dilma bate Serra por 48,3% a 36,6%. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A última pesquisa CNT/Sensus, de maio deste ano, havia detectado empate técnico entre Dilma e Serra. A candidata do PT tinha 35,7% e Serra 33,2%, diferença que ficava dentro da margem de erro da pesquisa, que também era de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Marina Silva tinha 7,3% em maio, e os outros candidatos juntos 3,7%. Os indecisos alcançavam 13,7%, e os brancos e nulos eram 6,9%. O presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, destacou que o crescimento de Dilma ocorreu porque ela ganhou musculatura política própria. Já o presidente do Sensus, Ricardo Guedes minimizou, no entanto, uma possível comparação entre as duas pesquisas.
- Sem comparação, porque esta é a primeira vez que estamos apresentando os candidatos conforme o TSE. Na última pesquisa havia 11 candidatos – disse o presidente do Sensus.
Na pesquisa espontânea, Dilma Rousseff também lidera, com 30,4%, enquanto Serra tem 20,2% e Marina Silva, 5%. O presidente Lula, que não é candidato, tem 5% na pesquisa espontânea. A maior rejeição é do candidato Serra, com 30,8%, seguido por Marina, com 29,7% e Dilma, com 25,3%. Segundo o presidente da CNT, quem tem até 35% de rejeição tem chances de ganhar.
Quando perguntados sobre quem achavam que ganharia a eleição, Dilma obteve 47,1%, Serra 30,3% e Marina 2,2%.
A pesquisa também testou cenários em que aparece a candidata Marina Silva. Em ambas, ela perde: 55,7% a 23,3% para Dilma e 50% a 27,8% para Serra. Leia mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário