No horário eleitoral obrigatório, a candidata do PT à Presidência,  Dilma Rousseff, já se vangloria de ter o apoio de 11 dos 18 governadores  eleitos no primeiro turno – embora os dois Estados com mais votantes,  São Paulo e Minas Gerais, tenham dado vitórias a tucanos aliados de José  Serra (PSDB). No segundo turno, a petista poderá somar seis apoiadores a  suas fileiras e o rival, outros três, indicam as pesquisas.
  A batalha mais acirrada é em Goiás, com leve favoritismo de Marconi  Perillo, um dos principais desafetos do presidente Luiz Inácio Lula da  Silva e adversário de Iris Rezende (PMDB). A mais recente pesquisa  Datafolha coloca o tucano com 48% e o peemedebista com 44% - dentro da  margem de erro. No primeiro turno, o aliado de Serra teve quase 47% dos  votos.
  No campo pró-Dilma, o petista Agnelo Queiroz é o favorito nas eleições  do Distrito Federal. Ele tem, diz o Datafolha, 53% das intenções de voto  contra 31% de Weslian Roriz (PSC). No primeiro turno, quando o  ex-ministro do Esporte ficou perto da vitória, Marina Silva (PV) venceu,  deixando a candidata do PT em segundo lugar e o tucano em uma distante  terceira posição.
  A única disputa que opõe um tucano e uma petista é no Pará, onde a  governadora Ana Júlia Carepa corre grande risco de perder o cargo para  Simão Jatene. O aliado de serra tem 53% das intenções de voto, diz o  Ibope, contra 36% da atual ocupante do cargo, que não subiu nas  sondagens nem depois de visitas de Lula e Dilma a seu Estado.
  O alagoano Teotônio Vilela Filho (PSDB) completa, ao lado de Marconi e  de Jatene, a fileira de aliados de Serra favoritos nas eleições  estaduais. Ele soma 48% contra 40% de Ronaldo Lessa (PDT), de acordo com  pesquisa Ibope.
  Além de Agnelo, Dilma tem aliados como favoritos em dois importantes  colégios eleitorais nordestinos, Paraíba e Piauí. O paraibano Ricardo  Coutinho (PSB) não é o maior entusiasta da petista na região, mas seu  partido pertence à base de apoio da presidenciável. Pesquisa Ibope  indica que ele tem 57% das intenções de voto contra 43% do governador e  candidato à reeleição José Maranhão (PMDB).
  No Piauí, o favoritismo é do governador e candidato à reeleição Wilson  Martins (PSB). Alçado ao cargo pelo senador eleito Welington Dias (PT),  ele aparece com 55% das intenções de voto, afirma o instituto Data AZ,  contra 45% do ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB).
  Em três Estados com eleitorado baixo, os favoritos também são aliados  da petista. No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) tem 53% contra 46% de  Lucas Barreto (PTB), diz o Ibope. Em Rondônia, o mesmo instituto indica  58% para Confúcio Moura (PMDB) e 42% para o governador e candidato à  reeleição João Cahulla (PPS). Em Roraima, Neudo Campos (PP) tem 55%  contra 45% do governador Anchieta Júnior (PSDB).
Fonte: Uol.com 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário